15/06/2022 as 02:54:13

Duplicação da BR 376 é tema de encontro em Porto Rico

A Sociedade Civil organizada do Paraná reivindica a duplicação da BR 376 nos trechos entre Paranavaí e Nova Londrina. Para tal, a entidade realizou um estudo, em fevereiro deste ano, que demonstrou um aumento de 70% no tráfego de veículos no local. A comparação é com os números apresentados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em 2019.


O motivo de tamanho movimento é pela logística da safra de grãos oriundas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com destino ao Porto de Paranaguá, além do turismo local.


O estudo aponta que em um dos trechos o fluxo de veículos de pequeno e grande porte somou-se 19.951 eixos diários e no segundo ponto 23.368 automóveis que passam diariamente no local. Já a contagem realizada pela ANTT apresentou apenas 11.700. 


Desta forma, a Sociedade Civil protocolou uma contestação no Ministério da Infraestrutura, na ANTT e também no TCU (Tribunal de Contas da União).


“Este estudo mostra que o movimento no local ultrapassa 70% no ponto um e mais de 100% no ponto dois. Assim podemos provar para o governo federal que o fluxo de veículos já é suficiente para justificar a duplicação”, frisa o presidente da Sociedade Civil do Paraná, Demerval Silvestre.


Este estudo será um dos assuntos da 9ª edição do Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento Regional – Extremo Noroeste do Paraná. O evento ocorrerá dia 23 deste mês no Aqua Park, em Porto Rico-PR, a partir das 18h30.


Também serão debatidos no encontro as propostas do Programa Paraná Produtivo e o  Compromisso Parlamentar com a região e com a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo).


 A atividade é organizada pela Sociedade Civil, Comafen (Consórcio Intermunicipal da APA federal do Noroeste do Paraná), Codetea (Colegiado de Desenvolvimento do Território das Águas) e municípios, com apoio da Sicredi Rio Paraná PR/SP.


Para o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, a presença das lideranças no evento é de extrema importância. “Acreditamos que através da união de esforços podemos contribuir para um mundo melhor, e juntos buscarmos o desenvolvimento que nossa região necessita”, ressalta.


Os interessados em saber mais sobre o evento podem entrar em contato pelo: (44) 99806-0421. E para ter informações dos encontros já realizados é possível acessar https://encontrodeliderancas.com.br/


 


 


 


 


 

REALIZAÇÃO
APOIO